Como eles comem por lá
- lafiestaemcasa
- 6 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Os hábitos alimentares dos espanhóis são bem distintos do modelo brasileiro. As refeições estão mais distribuídas durante o dia, não se concentrando em café, almoço e jantar. Vamos ver com detalhe cada uma delas.
1. CAFÉ DA MANHÃ

O dia começa com o desayuno. Você poderá tomar o café da manhã no hotel ou em qualquer barzinho ou padaria. Um café, uma torrada, um pão, um suco (principalmente de laranja) e um docinho, e você está pronto para encarar o dia.
A maioria das padarias e cafeterias oferecem promoções no horário do café da manhã, geralmente anunciadas por um cartaz colocado na porta do estabelecimento. As propostas de café da manhã normalmente incluem um café (ou café com leite) e algum item de pastelaria (pão, croissant, torradas, magdalena – um tipo de muffin) ou alguma outra combinação que pode incluir também um suco.
Qualquer opção pode ser uma boa, se você não é do tipo que precisa de um café da manhã farto. É uma opção muito econômica para começar um dia que terá muitas paradinhas para experimentar tapas e comidinhas.
2. PARADA TÉCNICA AO MEIO DIA

Antes do almoço propriamente dito, é costume parar para comer alguma coisa, por volta do meio dia, que na Espanha é considerado como a meia manhã. Esta parada é conhecida como aperitivo.
Aproveite para comer alguma tapa ou algum docinho acompanhado por um café, um refrigerante ou uma cerveja.
3. O ALMOÇO

A principal refeição do dia é a comida. O horário em que as pessoas da cidade costumam almoçar é entre 14h e 15h30minh. Vai ser difícil encontrar algum restaurante aberto em cidades pequenas antes das 14h ou depois das 15h30. Nas cidades turísticas que recebem inúmeros estrangeiros, os horários de muitos restaurantes foram adaptados ao costume de almoçar mais cedo, presente em grande parte dos países europeus, bem como no Brasil. Por isso, não é difícil encontrar restaurantes abertos às 13h. Provavelmente só vai ter estrangeiro comendo nesse horário, mas se você estiver com fome, vai ter onde comer.
Um almoço tradicional é formado por uma sequência de pratos, incluindo um primer plato (primeiro prato), um segundo plato (segundo prato) e um postre (sobremesa). Não deixe de dar uma olhadinha para conhecer mais detalhes.
Lá não existe restaurante a Kg, o que você encontrará são os Menus del Dia, com preços bem bacanas, algumas opções incluem o vinho e ou a água.
Dê uma olhada no link com alguns menus del dia:
https://www.conmuchagula.com/los-12-mejores-menus-del-dia-en-madrid/
4. PARADA TÉCNICA NO MEIO DA TARDE

Como acontece no período da manhã, no meio da tarde é preciso fazer uma boquinha, pois o horário do jantar também é bem tarde, comparado com os horários brasileiros. Um lugar perfeito para fazer um lanchinho, chamado de merienda.
A pedida mais tradicional vai ser um docinho, pode ser um chocolate quente ou uma deliciosa sobremesa. Outra opção, com cara de verão, é uma das maravilhosas gelaterias (heladerías em espanhol), as sorveterias.
5. O JANTAR

A última refeição do dia é a cena, o jantar. Nos lugares mais tradicionais só acontece depois das 21h, mas muitos restaurantes também adaptaram o horário do jantar ao gosto dos turistas estrangeiros, abrindo suas cozinhas antes do que seria habitual em um lugar sem turistas.
Os jantares seguem o mesmo esquema dos almoços, sendo composto por três pratos. Já deu para perceber que é muita comida para ser consumida tão tarde. Por isso, muitos turistas acabam trocando o jantar por algo mais leve e aproveitam para provar mais algumas tapas (tira-gostos).
...
Ninguém deve se sentir pressionado a seguir à risca o ciclo completo das refeições. Não é pensando unicamente no custo, o grande problema é a quantidade de comida! Aqui apresentamos o ciclo completo para você estar familiarizado com ele, faça as adaptações necessárias à sua fome.
Commentaires